Censos mostram que o crescimento e densificação da rede ciclável levaram a crescimento de 539% na utilização da bicicleta enquanto meio de transporte em Lisboa.
Nas freguesias onde a rede ciclável é mais densa, o crescimento aproximou-se mesmo dos 1000% nos últimos dez anos.
A u
tilização da bicicleta como meio de transporte na cidade de Lisboa multiplicou-se por seis na última década. Se no recenseamento populacional de 2011 apenas 599 apontavam a bicicleta como meio de transporte principal, em 2021 esse número cresceu 539%, para 3827. Estes resultados foram tornados públicos, dia em que o Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou os resultados definitivos do
Censos 2021.
O crescimento expressivo da utilização da bicicleta é transversal a cada uma das 24 freguesias da cidade, mas é nas freguesias em que a rede ciclável mais cresceu e apresenta maior densidade que se registam os maiores crescimentos na utilização.
Na freguesia das Avenidas Novas a utilização da bicicleta entre os residentes cresceu 975% – a maior subida da cidade. Nesta freguesia a rede é densa, em pleno Eixo Central da cidade, atravessada pelas ciclovias da Avenida da República e da Avenida Duque de Ávila – duas das ciclovias mais utilizadas. Aqui, há hoje 301 munícipes que assinalam a bicicleta enquanto meio de transporte preferencial, face aos 28 registados em 2011 pelo INE.
Em Alvalade, freguesia atravessada também pelo Eixo Central e onde a rede ciclável se foi densificando nos últimos anos, a utilização da bicicleta também subiu significativamente – um aumento de 805%.