Em
Região de Lisboa

2025/04/22

ULS São José pioneira em Portugal na cirurgia robótica em bebés

LISBOA

A ULS São José realizou por robótica, no dia 14 de março, uma pieloplastia (cirurgia para corrigir uma obstrução que impede a saída da urina do rim) a uma criança de um ano de idade, no bloco operatório do Hospital Curry Cabral. Foi a segunda cirurgia robótica realizada pela equipa da ULS São José-Hospital Dona Estefânia (HDE) a uma criança de um ano – abordagem inédita no país naquela faixa etária. A primeira, uma reimplantação ureteral extra-vesical, aconteceu a 21 de janeiro de 2025.
Realizada pela equipa de Cirurgia Pediátrica do HDE, coordenada pela cirurgiã Sofia Ferreira de Lima e assistida por Leonor Torres e Pedro Morais, a intervenção aconteceu no Hospital Curry Cabral, onde se encontram os robôs. Esta cirurgia contou com o apoio de uma equipa de Anestesiologia composta por José Mafra e Frederico Carvalho e de enfermagem com Ana Torrão, Fátima Preto, Maísa Albuquerque e Tiago Barreto.
A cirurgia robótica, sendo uma forma inovadora de cirurgia minimamente invasiva, tem vantagens inigualáveis na ergonomia e inclui instrumentos que replicam os movimentos da mão do cirurgião, permitindo ações sem tremor e de elevada precisão. A visão de alta definição amplificada e com 3D de imersão permite ao cirurgião uma melhor visualização da área cirúrgica. Todas estas caraterísticas traduzem-se numa maior facilidade para o cirurgião, com diminuição do tempo cirúrgico, uma disseção mais precisa dos tecidos, resultando também em menores perdas sanguíneas e levando a uma recuperação mais rápida dos doentes e regresso à vida normal.
“É muito gratificante podermos oferecer uma abordagem tecnologicamente avançada e inovadora com tantas vantagens aos nossos bebés, crianças e adolescentes do Serviço Nacional de Saúde, através do trabalho que realizamos na ULS São José”, refere Sofia Ferreira de Lima.
A presidente do Conselho de Administração da ULS São José, Rosa Valente de Matos, lembra que esta “ULS foi pioneira na cirurgia robótica pediátrica. Temos o maior centro de robótica do país e queremos manter esta aposta, pelos benefícios que tem para os doentes e para os profissionais”.
O Centro de Cirurgia Robótica da ULS São José conta, até ao momento, com mais de 2.150 cirurgias realizadas. O primeiro robô da instituição, e o primeiro do SNS, começou a ser utilizado em outubro de 2019, e o segundo em outubro de 2023.
A cirurgia robótica é utilizada atualmente em: Urologia, Cirurgia Hepática, Cirurgia Colorretal, Cirurgia Torácica, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Pancreática, Cirurgia Endócrina, Cirurgia Esófago Gástrica, Ginecologia e Cirurgia Pediátrica.

 

Fonte/Foto: ULS São José
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Lisboa lamenta a morte de Sua Santidade o Papa Francisco
22/04/2025
ULS São José pioneira em Portugal na cirurgia robótica em bebés
22/04/2025
A tradição da Feira do Relógio regressou a Marvila
21/04/2025
A maior lenda viva do Belenenses regressou ao Restelo
21/04/2025
Autarca reúne com munícipes para “ouvir as preocupações” e dar “respostas imediatas"
17/04/2025
Visita guiada à calçada da Praça do Império decorre no mês de maio
17/04/2025
São Domingos de Benfica com 27 fogos de Renda Acessível
16/04/2025
Indivíduo detido por 15 furtos cometidos na cidade
16/04/2025