Lisboa e Cascais lançam Rede Intermunicipal para a Transparência e Prevenção da Corrupção, num encontro em Lisboa que reuniu cerca de 40 dirigentes e técnicos de várias autarquias e empresas municipais.
Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Lisboa, Matosinhos, Moita, Oeiras, Palmela, Porto, Santarém, Tábua, Valongo, Vila Franca de Xira, foram os municípios representados no 1º encontro da Rede Intermunicipal para a Transparência e Prevenção da Corrupção.
Em ambiente informal, os técnicos foram desafiados a partilhar expectativas e experiência adquirida, respondendo a duas questões: O que esperamos receber? O que queremos dar?
No final dos trabalhos, foi definida uma plataforma de comunicação – Microsoft Teams – que permitirá “encontrar e partilhar respostas comuns para problemas comuns”.
A adesão manifestada, e a “vontade de trabalhar” estas matérias, foram notas dominantes do encontro, sublinhadas por Cecília Moreira, diretora do Departamento de Transparência e Prevenção da Corrupção da Câmara Municipal de Lisboa.
A rede, coordenada atualmente pelos municípios de Lisboa e Cascais, deverá realizar o 2º encontro em outubro, em Cascais.
A Estratégia Municipal da Transparência e Prevenção da Corrupção, em Lisboa, foi aprovada em março de 2024, e resulta de um processo participado, que envolveu trabalhadores/as, dirigentes, eleitos/as e especialistas.