A homenagem a Simone de Oliveira, um dos nomes grandes da cultura nacional, foi uma das iniciativas que assinalaram em Lisboa o Dia Mundial do Teatro. A data, 27 de março, é comemorada desde 1961, por iniciativa do Instituto Internacional do Teatro.
Na Praça da Alegria − junto ao centenário Parque Mayer − e na Casa do Artista, reuniram-se alguns dos nomes maiores do teatro nacional para “destacar a importância do teatro na história e cultura da humanidade”, e homenagear o trabalho de encenadores, atores, cenógrafos, figurinistas, dramaturgos, produtores, coreógrafos, desenhadores de luz e de som, músicos, assistentes, frentes de sala, entre outros profissionais.
O teatro é “festa”, afirmou Carlos Moedas, mas é “sobretudo, empatia com o outro”.
Aos atores e atrizes, os “contadores de histórias” e protagonistas da “arte maior”, o autarca de Lisboa deixou uma palavra de agradecimento: “Vocês fazem-nos pensar que, cada vez que estão no palco, tudo está bem. Muitas vezes não está bem, mas vocês transmitem isso”.
Em 2024, de acordo com dados da EGEAC-Lisboa Cultura, cerca de 70 mil espectadores de teatro assistiram às 750 sessões produzidas pela empresa municipal.
Fonte/Foto: CM Lisboa