Em
Região de Lisboa

2025/01/21

Rede Social de Lisboa abre centro de apoio à Longevidade e Envelhecimento extensivo às Juntas de Freguesia

FREGUESIAS

Lisboa deu mais um passo na promoção do envelhecimento ativo com a inauguração, a 17 de janeiro, do "Centro Local de Informação e Coordenação para a Área da Longevidade e Envelhecimento da Cidade de Lisboa" (CLIC-LX). Em articulação com a Rede Social de Lisboa e as Juntas de Freguesia, o centro fortalece o apoio à população sénior, numa abordagem integrada nos desafios da longevidade e do envelhecimento.
No âmbito do programa “Lisboa Cidade COM Vida para Todas as Idades”, o centro funciona - na Rua Nova da Trindade, 15 -, como um espaço colaborativo, reunindo organizações parceiras do Projeto RADAR, para operacionalizar as medidas do programa e criar estratégias de intervenção transversais, alinhadas com a lógica de cogovernação integrada na área da longevidade e envelhecimento ativo.
“O Projeto Radar é a participação de toda a comunidade, em conjunto com a PSP, com a Santa Casa da Misericórdia, com todos, todos, todos, como diria o Papa Francisco, a trabalharmos em prol daqueles que mais precisam”, sublinhou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, destacando a importância “de olharmos e trazermos os projetos colaborativos em que estamos todos juntos".
Um projeto, salientou, “inovador para aqueles que são mais jovens há mais tempo”.
“A longevidade não se prepara quando já somos idosos, ela prepara-se toda a vida, é um caminho para essa longevidade”, sublinhou Carlos Moedas. “E quando nós olhamos para a população de Lisboa, em que 23% da nossa população tem mais de 65 anos”, então “devemos ter uma estratégia para toda esta população que tem mais de 65 anos”.

O piso térreo do CLIC-LX está aberto ao público, e oferece um ambiente propício à colaboração entre parceiros e à dinamização de iniciativas que promovam a inclusão e a participação ativa da comunidade, que abordam temas como a prevenção de quedas, cuidados a observar na utilização da Internet, teleassistência, saúde oral, direitos sociais ou meios de primeira intervenção para prevenir incêndios domésticos destinadas a melhorar a qualidade de vida da comunidade sénior.  No 1º piso, situa-se a sala operacional do projeto RADAR.


Fonte/Foto: CM Lisboa

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Autarca reúne com munícipes para “ouvir as preocupações” e dar “respostas imediatas"
17/04/2025
Visita guiada à calçada da Praça do Império decorre no mês de maio
17/04/2025
São Domingos de Benfica com 27 fogos de Renda Acessível
16/04/2025
Indivíduo detido por 15 furtos cometidos na cidade
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Aprovada construção de 18 habitações no Lumiar sem fins lucrativos
15/04/2025
Casamentos Santo António 2025 com noivos de diferentes nacionalidades
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025