Projeto Radika lança campanha antirracismo
FREGUESIAS
Noticias em Destaque
Até 15 de março, decorre em todo o país a campanha "Chama as Coisas pelos Nomes". A iniciativa – sob a égide do projeto Radika – Educação para o Antirracismo, e apoiada pela Câmara de Lisboa, alerta para a importância de "reconhecer e entender o racismo estrutural e as suas ramificações".
O programa contou com sessões de educação não formal antirracista para alunos do 4º ano do agrupamento de escolas Patrício Prazeres, em Lisboa, entre setembro e dezembro de 2023. De acordo com os princípios orientadores, as crianças são vistas como protagonistas, com voz e posição na sociedade, sem vitimizações, mas com um olhar crítico sobre o mundo ao seu redor.
Culminou com a criação, em colaboração entre adultos e crianças, dos cartazes e vídeos educativos da campanha, que tem por objetivo principal apelar à "compreensão e denúncia do racismo estrutural" e suas manifestações diárias.
O projeto Radika resulta de uma parceria entre a Associação Renovar a Mouraria e o Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres, financiado pelo FAMI – Fundo para o Asilo, as Migrações e a Integração.
Partilhar nas redes sociais