2025/03/24
A histórica Procissão do Senhor dos Passos da Graça, organizada pela Real Irmandade da Santa Cruz e Passos da Graça, realizou-se no passado domingo, 23 de março. A celebração foi presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério que abençoou solenemente a cidade com o Santo Lenho, uma relíquia da Cruz.
Com mais de quatro séculos de história, a tradicional Procissão do Senhor dos Passos voltou hoje às ruas de Lisboa, através de um percurso cheio de simbolismo religioso e histórico. A cerimónia, que é considerada uma das maiores e antigas manifestações religiosas do período da Quaresma, iniciou na Igreja de São Roque, situada no Bairro Alto, e terminou na Igreja da Graça, no bairro histórico que lhe deu o nome.
A Procissão passa por locais emblemáticos da cidade, incluindo as ruas da Misericórdia, Garrett, do Carmo, Rossio, Martim Moniz, Calçada dos Cavaleiros e Calçada de Santo André, até à chegada à Graça. Durante o percurso, o cortejo faz sete paragens tradicionais – os chamados "Passos" – evocando os momentos da Paixão de Cristo, associados ao tempo da Quaresma.
O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, realizou a bênção solene à cidade com o Santo Lenho, uma relíquia da Cruz onde Cristo foi crucificado. Este momento simbólico decorreu na Igreja da Graça, assinalando o encerramento do percurso com uma missa celebrada pelo Patriarca.
A Procissão do Senhor dos Passos teve origem em 1587, quando foi instituída.
Fonte/Foto: CM Lisboa