2025/03/06
A Divisão de Trânsito, em colaboração com a Divisão de Investigação Criminal, deteve no dia 3 de março, na freguesia dos Olivais, um homem de 34 anos, suspeito da prática dos crimes de homicídio na forma tentada, na sequência do atropelamento de um agente da PSP e omissão de auxílio, divulga a PSP de Lisboa.
Durante uma operação de fiscalização rodoviária na Avenida Marechal Gomes da Costa, verificou-se que o condutor de um veículo ligeiro circulava a grande velocidade, efetuando mudanças bruscas de via e colocando em risco os demais condutores.
De imediato, dois polícias da Esquadra de Motociclistas iniciaram o seguimento do veículo em fuga, alertando os restantes utentes da via.
Um dos polícias posicionou-se à frente dos veículos, na via da esquerda, e reiterou a indicação para que o condutor abrandasse e parasse. O suspeito ignorou as orientações, retomando a fuga com aceleração desmedida e abalroando o motociclo policial – fato que projetou o referido policia pelo ar, fazendo-o cair alguns metros adiante, onde permaneceu imobilizado. Mesmo após esse embate, o detido continuou a fuga.
O suspeito dirigiu-se para a rotunda da Av. Santo Condestável, embatendo na traseira de um veículo, tendo ficado imobilizado, forçando o condutor a encetar fuga a pé.
Este dirigiu-se para a Rua Conselheiro Emídio Navarro, onde entrou nas instalações da Rádio Televisão Portuguesa e, no interior, saltou para a zona de armazéns, tendo sido avistado pelos polícias, que, através das comunicações via Central Rádio, deslocaram-se em auxílio e procederam à sua intercetação, dentro do armazém de venda a retalho.
Nas instalações policiais, o suspeito foi submetido ao teste de alcoolemia, tendo acusado uma TAS de pelo menos 1,26 g/l.
Ao suspeito foi dada voz de detenção.
Do acidente resultaram ferimentos de gravidade considerável no polícia, nomeadamente fratura na coluna e no crânio, assim como lesões nos membros inferiores, encontrando-se o mesmo internado no Hospital de São José.
O detido foi presente a Tribunal e submetido a 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.