Nascida em Malta, a 18 de janeiro de 1979, Roberta Metsola é eurodeputada desde 2013 e a mais jovem presidente do Parlamento Europeu. “Um grande exemplo do que significa o europeísmo”, assinalou Carlos Moedas, recordando a luta da presidente do PE pelo europeísmo em Malta.
No momento em que a Europa enfrenta uma guerra, “em que a liberdade e a democracia estão em jogo”, a sua visita a Kiev em abril, lembrou Carlos Moedas, “foi vista pelos nossos cidadãos europeus como um símbolo da luta pela liberdade e pela democracia. Obrigado, Senhora Presidente, pelo seu trabalho persistente e incansável na defesa dos nossos valores.”
Durante a cerimónia, a presidente do PE recebeu a
Chave de Honra da Cidade de Lisboa, que distingue personalidades, instituições ou organizações nacionais ou estrangeiras que – pelo seu prestígio, cargo, ação ou relacionamento com Lisboa – sejam considerados dignos dessa distinção.
“A chave da vossa cidade, que me foi entregue, vai ser usada para abrir mais as portas da unidade e da solidariedade na Europa”, afirmou Roberta Metsola.
A responsável europeia elogiou a solidariedade dos lisboetas para com o povo ucraniano, lembrando o
programa municipal de emergência criado para acolhimento aos refugiados deste país.