Plano Ferroviário prevê regresso do comboio em Loures e Setúbal
FREGUESIAS
Noticias em Destaque
Apesar do horizonte temporal alargado para a sua concretização – até 2050 – prevê-se uma aposta significativa na ferrovia em Lisboa. A estação do Alvito, em Alcântara, poderá abrir ao serviço de passageiros.
Após anos de reivindicações políticas e populares, Loures pode mesmo vir a ter comboio a ligar o concelho ao centro de Lisboa em apenas “dez ou 15 minutos”.
O plano, com horizonte temporal até 2050, prevê vários investimentos na ferrovia com impacto em Lisboa e na sua área metropolitana. A estação do Alvito, em Alcântara, poderá vir a abrir ao serviço de passageiros e Setúbal pode vir a ficar a apenas 30 minutos de distância.
O plano, que segundo o primeiro-ministro deverá funcionar como “bússola” para o investimento ferroviário em Portugal, não vai dar frutos para já. Pensado até 2050, o Plano Ferroviário Nacional foi dado a conhecer ontem e revela uma grande aposta na ferrovia para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) e nas ligações de Lisboa ao norte e ao sul do país, bem como à capital espanhola. Tudo com o objetivo de reduzir a dependência automóvel e diminuir as emissões de gases com efeito de estufa.
Em todo o país, é objetivo nacional fazer crescer a quota modal do transporte ferroviário para 20% até 2050, quando em 2019 se situava apenas nos 4,6% (na União Europeia, a média era de 8%).
É em Lisboa, contudo, que a utilização do comboio tem a sua maior expressão a nível nacional. Segundo dados avançados na apresentação do plano, do total de 175 milhões de viagens de comboio feitas no país, 134 milhões acontecem nos comboios suburbanos de Lisboa, cerca de 77% do total nacional, dada a maior abrangência da rede na AML.
A utilização do comboio em Lisboa tem, aliás, mostrado sinais positivos. Antes da pandemia, e após a entrada em vigor do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), que simplificou e reduziu drasticamente o valor dos títulos mensais de transporte público, o número de passageiros transportados pelos comboios suburbanos de Lisboa subiu 23,4% em apenas um ano – entre 2018 e 2019 -, para 133,7 milhões de passageiros.
Partilhar nas redes sociais