2026/01/30
O novo Parque de Estacionamento, na Travessa do Bahuto, em Campo de Ourique, resulta de um investimento superior a 3 milhões de euros, para responder a uma necessidade há muito sentida pela população local. Metade da lotação destina-se exclusivamente a residentes.
O parque de estacionamento, hoje inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, é distribuído por três pisos, sendo dois cobertos. O piso superior é descoberto, e destinado exclusivamente a assinaturas de residentes.
Os 90 lugares de estacionamento, agora disponibilizados a residentes e visitantes, incluem quatro lugares para carregamento de veículos elétricos, dois lugares para pessoas com mobilidade condicionada e dois para motociclos.
O projeto integrou uma área verde envolvente, com a aplicação de oito sistemas de jardins verticais, visando a integração urbana e ambiental do parque de estacionamento “moderno e que, ao mesmo tempo, conjuga com a beleza da cidade e com a nossa vontade de termos uma cidade com melhor qualidade”, sublinhou Carlos Moedas.
O investimento na mobilidade, afirmou, está a ser feito “com os vizinhos e estamos a fazê-lo com harmonia”, dizendo “às pessoas que não é, não é só para os carros, não é só para as bicicletas, é para todos”.
Também em Campo de Ourique, na Praça Afonso do Paço, abriu hoje uma nova estação da GIRA com 21 docas.
A freguesia conta agora com três estações, “contribuindo para que cada vez mais residentes e visitantes estejam a menos de 10 minutos a pé de uma estação”, afirma a EMEL - Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa.
Para este ano, o orçamento municipal reforçou em 5 M€ o investimento na expansão da rede GIRA, e a abertura de novas ciclovias, entre outras medidas prioritárias na mobilidade suave.
Fonte/Foto: CM Lisboa