2024/07/19
A Unidade Municipal de Prevenção e Autonomia, inaugurada esta quarta-feira, 17 de julho, proporciona uma resposta rápida, com acompanhamento psicossocial, alimentação, higiene e lavandaria, a pessoas que vivem na rua há um curto espaço de tempo.
O espaço foi inaugurado no Bairro Quinta do Ourives, no Beato, e pode apoiar 28 pessoas em situação de sem-abrigo há menos de um mês, ajudando-as a recuperar a autonomia e a evitar a entrada no circuito de respostas prolongadas para sem-abrigo.
“Esta resposta é exatamente para pessoas que nunca tinham estado nesta situação, mas, pelas condições económicas, estão a cair nesta situação de pessoa em situação de sem-abrigo neste momento das suas vidas”, afirmou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
A Unidade Municipal de Prevenção e Autonomia, gerida pela Associação Crescer, é um projeto piloto do município, com um investimento de 330 000 euros, e integra o Plano Municipal para a Pessoa em Situação de Sem-Abrigo 2024-2030, aprovado em maio pela Assembleia Municipal.