2025/05/13
A apresentação oficial dos Casais de Santo António 2025, na manhã de segunda-feira, 12 de maio, no Beato Innovation District, marca o início de uma das mais antigas e populares tradições da cidade. A edição deste ano recebeu 39 candidaturas e selecionou 16 casais.
“Este é um evento que simboliza o amor, a união e a esperança, valores que queremos ver perpetuados" na cidade, afirmou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML).
Este ano, 39 casais candidataram-se à iniciativa promovida pela CML e organizada pela EGEAC Lisboa Cultura, sob o mote “Em fevereiro namoramos, em junho casamos”. Foram selecionados 16 casais, cinco para a cerimónia civil e onze para a cerimónia religiosa, no dia 12 de junho, respetivamente no Salão Nobre dos Paços do Concelho e na Sé de Lisboa.
Com idades entre os 27 e os 50 anos, a edição deste ano integra casais de diversas nacionalidades, como o Paraguai ou o Brasil, refletindo o espírito inclusivo de Lisboa. “Quem chega a Lisboa é lisboeta, venha de onde vier”, sublinhou Carlos Moedas.
Recuperada pela CML em 1997, esta tradição nasceu no final da década de 1950 e foi interrompida após a Revolução de Abril. Desde então, realizaram-se 285 casamentos religiosos e 130 civis – 415 histórias de amor seladas sob a proteção de Santo António, o padroeiro mais querido dos lisboetas.
Fonte/Foto: CM Lisboa