Em
Região de Lisboa

2025/06/06

Luís Louro homenageado com Medalha Municipal de Mérito Cultural

LISBOA

Lisboa presta homenagem aos 40 anos de carreira de Luís Louro na banda desenhada com a atribuição da Medalha Municipal de Mérito Cultural. É a primeira vez que a distinção é atribuída a um autor de banda desenhada.

Luís Louro criou o primeiro super-herói genuinamente lisboeta. O Corvo é um guardião cujo poder reside “na vontade de ajudar pessoas”.

Louro faz de Lisboa “protagonista das suas obras”, criando o primeiro super-herói genuinamente lisboeta: O Corvo, é um guardião cujo poder reside “na vontade de ajudar pessoas”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. E, com O Corvinho, “estendeu esse legado às novas gerações, guiando-as pela magia da nossa cidade”.

Luis Louro “inovou sempre, criando universos paralelos", disse Carlos Moedas, na entrega da medalha, esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Lisboa atribuiu, pela primeira vez, a Medalha Municipal de Mérito Cultural a um autor de banda desenhada (BD).

A BD tem “o poder de mergulharmos nos universos criados pelo autor, de vivermos muitas vidas dentro daquelas páginas cheias de cor. E Luís Louro dominou essa arte como poucos”, elevando a BD portuguesa a um novo patamar", sublinhou Carlos Moedas.

Com um percurso iniciado em 1980 na Banda Desenhada, edita pela primeira vez, em 1985, uma história da sua autoria, na revista "Mundo de Aventuras”, a que se seguiram publicações no "Diário Popular", "Jornal Júnior e "O Mosquito". A partir de 1994, inicia a sua carreira a solo como desenhador, argumentista e colorista, pontuada por colaborações com  argumentistas como Rui Zink, João Lameiras, João R. Santos, Rosa Lobato de Faria e Nuno Markl. 

Em 2020, regressa a uma das suas personagens marcantes com “O Corvo IV–Inconsciência Tranquila”, e publica “O Universo Negro”. Publica, em 2021, um livro de tiras humorísticas, com uma forte componente de crítica social, sobre a realidade da pandemia e no ano seguinte a reedição de luxo de Alice - na cidade das maravilhas, comemorativa dos 25 anos da icónica obra. Em 2024, lança “O Corvo VII - O Despertar dos Esquecidos”, o seu primeiro livro de ilustração infantil “O Corvinho”.

Recebeu o "Troféu de Honra" - "Prémio de Banda Desenhada da Amadora", no âmbito do "Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora", como reconhecimento da relevância e qualidade, do conjunto da sua obra no panorama da BD portuguesa.

A medalha municipal distingue personalidades ou entidades de reconhecido mérito, serviços notáveis prestados à cidade de Lisboa, por pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras.

 

 

Fonte: CM Lisboa
Foto: CML | Daniela da Conceição

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Distinguidas mais oito lojas com história na cidade
29/01/2026
Intervenção no relvado do Estádio do Restelo
29/01/2026
Proteção de dados debatida em Lisboa nos 10 anos do RGPD
28/01/2026
Passagem da Depressão Kristin na cidade provoca mais de 400 ocorrências
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
António Dâmaso Chainho morre aos 88 anos de idade
27/01/2026
Município de Lisboa alerta para vento e chuva forte devido à depressão Joseph
27/01/2026
Belenenses sofre derrota frente ao UD Santarém no encerramento da fase regular da Liga 3
26/01/2026