Em
Região de Lisboa

2025/02/11

Livraria Buchholz integra as mais recentes “Lojas com História”

LISBOA

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, por unanimidade, a 5 de fevereiro, distinguir como “Lojas com História” as livrarias Sá da Costa e Buchholz, e a vidraceira A Vencedora. O programa, criado em 2015, pretende preservar as lojas e o seu património, e dinamizar e reativar a atividade comercial na cidade.
Com mais de oito décadas, a Livraria Buchholz está desde 1965 na Rua Duque de Palmela, 4. Os três pisos, com uma escada em caracol e múltiplos recantos de leitura, “reforçam-na como poiso habitual da tertúlia lisboeta", frequentada por “muitos dos nomes que escreveram a história política do país”: Mário Soares, Freitas do Amaral, Sá Carneiro, Marcelo Rebelo de Sousa e Francisco Pinto Balsemão. Na cultura, eram habituais António Lobo Antunes, Cardoso Pires, Al Berto, David Mourão Ferreira, Vergílio Ferreira, João Miguel Fernandes Jorge, Fernando Assis Pacheco, entre outros.
“Mais do que uma livraria”, a Sá da Costa – instalada na Rua Garrett, 100 – promove outras áreas da cultura, através de eventos na galeria acima da loja, tais como exposições de pintura, escultura e jóias, workshops e lançamento de livros. Fundada em 1913, a livraria oferece ao público uma “importante e valiosa coleção bibliográfica, que inclui incunábulos (livros do início da impressão no século XV), manuscritos, livros raros do século XV ao XX, literatura modernista, livros esgotados do século XX e XXI e alguns livros novos”.
Fundada em 1875, a vidraria “A Vencedora”, agora distinguida como “Loja com História”, é uma empresa de "venda e aplicação de vidro e de fabrico de molduras por medida, com loja na Rua de São Lázaro, 131. Desde a fundação, por João Oliveira Melo, a Vencedora procura “conservar a tradição, sempre com uma visão futurista e inovadora”.
Desde 2017, as lojas de Lisboa podem candidatar-se à atribuição desta distinção, de acordo com o regulamento do programa. Para “apoiar a manutenção e fomento das características genuínas deste importante setor do comércio”, a Câmara Municipal de Lisboa criou um fundo municipal que prevê apoio financeiro aos estabelecimentos distinguidos.
´


Fonte/Foto: CM Lisboa
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Novo parque de estacionamento em Campo de Ourique abre com 90 lugares
30/01/2026
Investigação Criminal detém célula criminosa responsável pela vaga de roubos violentos na cidade
30/01/2026
Distinguidas mais oito lojas com história na cidade
29/01/2026
Intervenção no relvado do Estádio do Restelo
29/01/2026
Proteção de dados debatida em Lisboa nos 10 anos do RGPD
28/01/2026
Passagem da Depressão Kristin na cidade provoca mais de 400 ocorrências
28/01/2026
UE COM RUMO BEM DEFINIDO?
27/01/2026
António Dâmaso Chainho morre aos 88 anos de idade
27/01/2026