A etapa de Lisboa reuniu “aventureiros de todo o mundo”, numa viagem de bicicleta e veleiro que vai terminar em Belém, no Brasil. A iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa, destaca o papel central da mobilidade ativa na redução de emissões e na melhoria da qualidade de vida.
A COP30 Bike Ride começou a 10 de maio, no Azerbaijão, e prossegue até Belém, no Brasil, onde decorrerá, entre 10 e 21 de novembro, a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Os promotores, afirma a organização, deverão aí apresentar dez medidas para “alavancar a mobilidade ativa na proteção do clima”.
Em Lisboa, um dos municípios nacionais envolvidos no projeto – que se comprometeram a adotar, pelo menos, três dessas medidas até 2030 – algumas foram já adotadas, nomeadamente:
redução do tráfego de automóveis e limitação da velocidade, através do Programa Bairros 30 e Zonas 30;
melhoria da rede ciclável;
aumento das áreas exclusivas para bicicletas e caminhadas até 2030, perto de escolas, centros de transporte público, comércio e áreas verdes;
desenvolvimento de projetos de mobilidade escolar como o Programa Municipal de Comboios de Bicicleta, e Escolas da Mobilidade.
A COP 30 é o maior evento global das Nações Unidas para discussão e negociações sobre as mudanças do clima.
Fonte/Foto: CM Lisboa