A Divisão de Investigação Criminal deteve fora de flagrante delito, na freguesia da Misericórdia, um homem 33 anos, suspeito da prática do crime de roubo qualificado.
Durante o fim de semana, nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, começou a ser amplamente divulgado e partilhado um vídeo que retrata uma situação de roubo no Bairro Alto, divulga a PSP de Lisboa.
Após a visualização das imagens, os polícias encetaram diligências apurando que os factos tinham ocorrido no passado dia 13 de dezembro, pela 01h00, sendo a vítima de nacionalidade estrageira e encontrando-se de férias na cidade de Lisboa.
O suspeito, numa primeira abordagem, parece ir em auxílio da vítima para a ajudar a erguer-se do chão, uma vez que se encontrava caída, porém após a ter erguido, retira-lhe a carteira que trazia ao tiracolo, através de um movimento enérgico e repentino, provocando a queda desamparada e aparatosa da vítima no solo.
O suspeito atuou de forma premedita e calculista, aproveitando-se da fragilidade e da especial debilidade da vítima de idade avançada, que se encontrava caída no solo para levar a cabo os seus intentos.
À vítima forma subtraídos os s bens que se encontravam na carteira subtraída, tais como 2000 euros em monetário, 5000 pesos mexicanos em monetário e diversos documentos da vítima.
O detido foi presente à Autoridade Judiciária competente para efeitos de 1.º Interrogatório Judicial, tendo-lhe sido decretadas as seguintes medidas de coação: apresentações diárias e proibição de frequentar a zona do Bairro Alto.