A Escola Secundária D. Pedro V recebeu, dias 24 e 25, a sessão distrital de Lisboa do Parlamento dos Jovens, reunindo estudantes de várias escolas da região. O evento, promovido pela Assembleia da República, visa educar para a cidadania, incentivar a participação cívica e estimular o debate democrático entre os jovens.
Este ano, subordinado ao tema “Novas Tecnologias - Oportunidades e desafios para os jovens”, o encontro permitiu refletir sobre o impacto da inovação digital na sociedade. Durante a sessão, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar e debater propostas, numa experiência que recria o funcionamento da Assembleia da República.
Na cerimónia de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, destacou a importância do Parlamento como espaço de diálogo e aprendizagem: "Os países fortes têm instituições fortes, e vocês representam uma das mais importantes - o Parlamento", afirmou, acrescentando que "a tecnologia não deve ser vista com receio, mas como uma aliada para resolver desafios da humanidade".
O programa Parlamento dos Jovens, criado em 1995, tem como objetivos educar para a cidadania, estimular o gosto pela participação cívica e política, e dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses.
Fonte/Foto: CM Lisboa