De acordo com a proposta de orçamento municipal para 2025, o aumento na verba dedicada à higiene urbana na cidade será superior a 65%. O investimento municipal sobe de 23 milhões de euros (ME) este ano, para 38 ME em 2025.
Além do investimento em novas viaturas, “investimos não só em contratar mais 200 pessoas em 2022, contratámos agora mais 200 e estamos a contratar mais 100". São mais de 500 pessoas na Higiene Urbana e "isso é muito importante para a cidade”, afirmou Carlos Moedas, à margem da inauguração de um novo hub temático em Lisboa.
Existem, acrescentou, “locais da cidade em que ainda há problemas, que surgem por razões muito simples, que todos conhecemos, como, por exemplo, que ao domingo, obviamente, não podemos fazer a recolha de lixo”.
Esse "é o acordo que temos com os sindicatos e, portanto, nesses dias, muitas vezes acontecem situações que não deveriam acontecer, mas estamos a resolvê-las, garantiu”.
A proposta, hoje apresentada pelo vice-presidente e vereador das Finanças, Filipe Anacoreta Correia, define ainda o aumento dos valores entregues às Juntas de Freguesia: 126 ME, mais 22% do que em 2024.
Fonte/Foto: CM Lisboa