Em
Região de Lisboa

2025/07/21

“Ganhar Lisboa com as prioridades certas”

LISBOA

O Partido Socialista apresentou, na passada sexta-feira, no Miradouro de São Pedro de Alcântara, a coligação autárquica Lisboa com o Livre, Bloco de Esquerda e PAN, encabeçada por Alexandra Leitão, “uma escolha acertadíssima” que José Luís Carneiro garante ser uma “resposta firme” à governação de direita de Carlos Moedas, marcada pela superficialidade e desatenção às reais necessidades da cidade.

“O PS está totalmente focado na vitória em Lisboa”, afirmou o Secretário-Geral socialista, numa demonstração clara da ambição do partido centrada no desafio eleitoral autárquico de 12 de outubro próximo.

José Luís Carneiro elogiou a formação da coligação “Viver Lisboa” e reafirmou que Alexandra Leitão é a escolha “acertadíssima” para liderar a candidatura capaz de derrotar Carlos Moedas.

“É uma das melhores personalidades que o PS tem”, disse aos jornalistas, elogiando as “qualidades humanas, cívicas e políticas” da socialista.

À margem da sessão de assinatura do acordo de coligação entre o PS e os partidos Livre, Bloco de Esquerda e PAN, Carneiro sustentou que a capital do país precisa de uma governação com “carinho pelas pessoas” e com foco nas condições concretas de vida.

“A cidade precisa de uma atenção muito especial às condições de vida”, frisou, apontando problemas como o estado do pavimento, responsável por quedas frequentes, como símbolo de uma cidade que “não precisa do folclore de aparecer, mas de compromisso sério”.

E deixou claro: “As críticas de Moedas a Alexandra Leitão são ladainhas. Esta candidatura tem as prioridades certas.”

José Luís Carneiro fez ainda questão de sublinhar o valor da unidade entre os partidos de esquerda, afirmando que “todos os que quiseram estar, estão” e que “deram as mãos e juntaram-se as vontades” numa coligação movida pelo serviço público à cidade.

“É isso que é mais importante”, enfatizou.

Depois, desferiu severas críticas ao atual presidente da Câmara de Lisboa, acusando-o de protagonizar um “espetáculo mediático” sem responder às reais necessidades da cidade.

E lamentou que a capital portuguesa viva atualmente com “sérias falhas nas condições do espaço público”, para assinalar de seguida o mérito de uma coligação, que junta forças, com “espírito de serviço, dever cívico”, com o objetivo de “transformar Lisboa numa cidade mais justa, funcional e humana”.

Sobre a candidata que lidera esta frente de esquerda, destacou o “calibre humano, cívico e político” da antiga ministra e deputada socialista, sublinhando que representa “uma das melhores personalidades que o PS tem”.

Por seu turno, Alexandra Leitão assegurou estar pronta para o combate político por Lisboa, referindo que a sua candidatura tem “propostas concretas, uma visão inclusiva da cidade e políticas de habitação, mobilidade e espaço público com impacto real”.

Determinada a “devolver esperança e ação à governação da capital”, Alexandra Leitão lançou críticas contundentes à gestão de Carlos Moedas, acusando o atual edil lisboeta do PSD de protagonizar uma governação marcada por “propaganda, imagem e ausência de substância”.

“Lisboa está mais suja, mais desigual, mais caótica, mais difícil de viver”, destacou, rebatendo as acusações de radicalismo lançadas por Moedas.

“Radical é não ter uma política de habitação, é abandonar o espaço público ao lixo e à degradação, é falar de segurança e não garantir iluminação pública nem reforçar a polícia municipal”, atirou, contrapondo que a candidatura que lidera é a alternativa contra esse “radicalismo disfarçado de moderação”.

A proposta da coligação inspirada na mobilização que levou Jorge Sampaio à presidência da Câmara nos anos 80, assenta num programa claro.

Se for eleita, Alexandra Leitão assegura que pelo menos 20% das casas em Lisboa serão públicas, com reabilitação de edifícios devolutos e reforço dos mecanismos de apoio ao arrendamento acessível.

Na mobilidade, compromete-se com transportes públicos gratuitos para residentes, alargamento de horários, expansão da rede de elétricos e mais corredores BUS.

“A nossa coligação é um projeto para Lisboa. Juntos somos mais do que a soma das partes”, afirmou Alexandra Leitão, num discurso em que agradeceu aos parceiros políticos a confiança e destacou a construção de um programa comum com “ideias progressistas, humanistas e responsáveis”.

A sessão de formalização da coligação “Viver Lisboa” contou com a presença dos líderes nacionais dos partidos que a integram e de diversas figuras destacadas do Partido Socialista, num momento de afirmação de numa candidatura sólida que se propõe “liderar a capital com competência, visão e compromisso social”.

 

Fonte/Foto: PS | Lisboa

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Acordo da coligação entre PSD, CDS-PP e IL assinado a 23 de julho
21/07/2025
“Ganhar Lisboa com as prioridades certas”
21/07/2025
ESTE PAÍS INTERIOR QUE ADMIRO
18/07/2025
Quatro detidos por crimes de tráfico de seres humanos, auxílio à imigração ilegal e lenocídio
11/07/2025
Governo e Município assinam acordo para intervenções em escolas
10/07/2025
Criação de conteúdos jornalísticos e digitais apoiados por "Lisboa, Cultura e Media"
10/07/2025
Estrada de Benfica em obras de requalificação
9/07/2025
LxCRAS sobrelotado devido a onda de calor restringe admissão de mais animais
9/07/2025