Em
Região de Lisboa

2025/03/18

Freguesia de Benfica homenageia figura inesquecível da freguesia

FREGUESIAS

Uma homenagem na toponímia da cidade ao empresário que, em 1921, fundou a Fábrica Simões e a transformou num exemplo do sector industrial têxtil português da primeira metade do século XX.
A fábrica foi um dos símbolos de Benfica, contribuindo para a transformação do tecido social, económico e urbanístico da freguesia.

José Simões foi também pioneiro na adoção de medidas sociais para os seus trabalhadores, designadamente no acesso a creche, a médico, a enfermeiro e ao refeitório. O empresário implementou ainda atividades de lazer, culturais e desportivas, que originaram a criação do Grupo Cultural e Desportivo da Fábrica Simões.

A sua dedicação à fábrica e a relação com os trabalhadores ficam reconhecidas numa placa que lhe foi oferecida pelos trabalhadores em 1941.
Esta Rua José Simões faz a ligação entre a Avenida Gomes Pereira e a Rua Fernando Botelho. 
Nascido em 1869, José Simões foi “empreendedor, inovador e empresário, com visão e consciência social”. Em Benfica, na Fábrica Simões, dedicada à produção têxtil, criou mais de dois mil empregos.
José Simões Moreira, foi um dos fundadores da fábrica que funcionou na Avenida Gomes Pereira, de 1921 a 1987, e viria a tornar-se num “exemplo do setor industrial têxtil português da primeira metade do século XX e um dos símbolos da freguesia de Benfica".
O homem que “vem do nada", salientou Carlos Moedas, “nunca desistiu". Num país em que ninguém sonhava, e em que muitos resignavam à vida que tinham”, José Simões “nunca se resignou àquilo que era, nem o ter nascido onde tinha nascido para ele era uma fatalidade”. Aos Estados Unidos, vai buscar teares, traz para Portugal as primeiras máquinas, e ganha um prémio de inovação com uma máquina que ele próprio inventa, relembrou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Em Benfica, ficou sobretudo conhecido por ser um homem "próximo das pessoas”. Criou mais de 2 000 postos de trabalho, creches, clubes de dança, disponibilizou médicos e enfermeiros para as pessoas que trabalhavam para ele. “E por isso as pessoas nunca o esqueceram, nunca o vão esquecer”, acrescentou Carlos Moedas
Com o encerramento definitivo da fábrica, em 1987, o local foi alvo de um projeto de reconversão arquitetónica e requalificação urbanística que possibilitou a abertura deste novo arruamento, que faz a ligação da Avenida
Gomes Pereira com a Rua Fernando Botelho.
José Simões Moreira nasceu a 26 de janeiro de 1878, em Covão, freguesia de Pombeiro, concelho de Arganil. Morreu a 8 de junho de 1960.

 

Fonte/Foto: CM Lisboa | Luísa Alvim
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Policiais fiscalizam estabelecimentos na Freguesia de Marvila
24/04/2025
Quartel do Carmo aberto ao público até 10 de maio
24/04/2025
OCDE destaca Lisboa como referência mundial na atração de talento
23/04/2025
Nos 51 anos do 25 de Abril a cidade celebra a Liberdade
23/04/2025
Lisboa lamenta a morte de Sua Santidade o Papa Francisco
22/04/2025
ULS São José pioneira em Portugal na cirurgia robótica em bebés
22/04/2025
A tradição da Feira do Relógio regressou a Marvila
21/04/2025
A maior lenda viva do Belenenses regressou ao Restelo
21/04/2025