O Jardim Constantino, em Arroios, tem um parque infantil renovado. A intervenção insere-se num conjunto de medidas destinadas a valorizar o espaço público, através da ampliação das zonas ajardinadas e da criação de espaços de convivência que promovam a tranquilidade e o bem-estar dos munícipes.
A intervenção passou pela relocalização do espaço infantil para um dos vértices do jardim, numa área marcada por canteiros, com o objetivo de melhorar as condições de salubridade do espaço e criar um novo percurso pedonal que estabelece uma ligação direta entre a Avenida Pascoal de Melo e a fonte central.
Um investimento de 99 mil euros, numa obra realizada em estreita cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia, através dos Contratos de Delegação de Competências (CDC).
Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Moedas, referiu que “a cooperação entre a Câmara e as Juntas é fundamental para que as obras, ainda que pequenas, tenham um impacto significativo na qualidade de vida dos nossos cidadãos”.
A Presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Madalena Natividade, sublinhou o significado deste investimento para as famílias e para a própria identidade do bairro, afirmando que “este parque infantil não é apenas um espaço de recreio, mas um investimento na felicidade das nossas crianças e na promoção de um ambiente urbano mais seguro, moderno e inclusivo”.
O nome do jardim homenageia Constantino José Marques de Sampaio e Melo, conhecido como o Rei dos Floristas. Este imigrante português, que se destacou na França durante o século XIX, foi reconhecido como o maior florista da Europa e elevou a arte da floricultura a um patamar de excelência.
Fonte/Foto: CM Lisboa