A exposição Sessões, do fotógrafo Kenton Thatcher, foi apresentada ao público no dia 28 de março, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. Com entrada gratuita, a mostra reúne 120 retratos que atravessam gerações e espelham a diversidade da cultura portuguesa.
A Sociedade Nacional de Belas Artes acolhe, até 26 de abril, a exposição Sessões, uma retrospetiva do fotógrafo britânico Kenton Thatcher, radicado em Portugal há mais de 30 anos. A mostra reúne 120 retratos – na sua maioria a preto e branco – de personalidades emblemáticas como Paula Rego, Cristiano Ronaldo, José Mourinho, Joana Vasconcelos, Siza Vieira, Beatriz Batarda, Filipe La Féria, Teresa Salgueiro, Rui Veloso, Camané, Xutos & Pontapés, Da Weasel e muitos outros.
“Foi uma grande jornada, resultado de quatro meses de trabalho. Um agradecimento especial ao meu pai, a minha grande fonte de inspiração”, afirmou o fotógrafo.
“Desde o início que esteve muito envolvido com Lisboa e com a sua cultura. Quando olho para as suas imagens, vejo a alma das pessoas. E em Lisboa, existe também este diferencial em relação a outras cidades: temos alma”, disse Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Através de uma linguagem visual marcada pela autenticidade e intemporalidade, Kenton Thatcher captou, ao longo de décadas, a essência de várias gerações que marcam o panorama artístico, político, desportivo e cultural em Portugal. A exposiçãoé, também, uma homenagem à nova geração de talentos que começa a afirmar-se na sociedade portuguesa.
Fonte/Foto: CM Lisboa