Festas de Lisboa 2023 com mais de 40 eventos e 16 arraiais
LISBOA
Noticias em Destaque
As Festas de Lisboa regressam a 1 de junho e ficam até ao final do mês, com mais de 40 eventos de diferentes expressões artísticas, incluindo os Casamentos de Santo António, os arraiais, e as marchas populares. O programa foi apresentado a 24 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Na "noite mais longa do ano", de 12 para 13 de junho, mais de dois mil marchantes irão encher a Avenida da Liberdade, no desfile das Marchas Populares, no ano do centenário do Parque Mayer, destacou Pedro Moreira, da EGEAC.
Na apresentação, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, sublinhou a transversalidade cultural da programação das Festas, que vai "da Gulbenkian ao Parque Mayer, vai à rua, vai à magia, e sempre ao nosso Fado".
"Aquilo que fazemos é único no mundo", disse, numa referência à "alma" das Festas, que "conectam com as pessoas de uma maneira única".
As Festas de Lisboa são organizadas pela Câmara de Lisboa e pela EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.
PROGRAMA
Dia 1 de junho
Concerto “Canções de uma Noite de Verão”, no Terreiro do Paço às 22h
Neste concerto vais poder ouvir versões de alguns dos maiores êxitos da música Pop/Rock portuguesa, na vozes de Ana Bacalhau, António Zambujo, Áurea, Conan Osiris e Marta Ren, que terão a companhia da Orquestra Pop Portuguesa, sob a batuta do Maestro Jan Wierzba.
©EGEAC, José Frade
De 1 de junho a 2 de julho
Arraiais Populares, em vários bairros lisboetas
Os arraiais de Lisboa são a verdadeira celebração das festas de Santo António na cidade. E este ano existem muitas novidades, desde arraiais alternativos à beira do Tejo até festas em rooftops.
Dias 2, 3 e 4 de junho
Exibição das Marchas Populares, na Altice Arena às 21h
2 junho: Marcha Infantil “A Voz do Operário”, Marcha de São Domingos de Benfica, Marcha do Bairro da Boavista, Marcha da Madragoa, Marcha da Graça, Marcha da Bica, Marcha do Alto do Pina, Marcha do Lumiar
3 junho: Marcha dos Mercados, Marcha dos Olivais, Marcha do Castelo, Marcha de Alcântara, Marcha da Mouraria, Marcha do Bairro Alto, Marcha de Carnide, Marcha de Belém
4 junho: Marcha Santa Casa, Marcha da Ajuda, Marcha de Marvila, Marcha da Penha de França, Marcha de São Vicente, Marcha de Santa Engrácia, Marcha de Alfama
De 2 a 12 de junho
Arraial Vila Berta, na Graça
A organização Comissão de Festas do Arraial da Vila Berta, volta a abrir a velha Vila Berta, já com 113 anos de vida, engalanando-se para celebrar os Santos Populares. Vais poder comer sardinhas, ouvir música popular e cantares tradicionais, Fado e ainda o tradicional bailarico e um Arraial Infantil, dedicado aos mais novos.
A partir do dia 3 de junho
Tronos de Santo António, nas ruas de Lisboa
Cumprindo a tradição, os Tronos de Santo António saem à rua durante o mês de junho e ocupam montras, janelas, varandas e portas de casas, escadarias, ruas, praças… a imaginação é o único limite. Podes pesquisar pelo roteiro desta exposição de rua no site museudelisboa.pt
Dia 4 de junho
Corrida de Santo António, na Praça do Império às 09h
Belém vai ser o ponto de partida da próxima corrida de 10km na cidade. Sozinho ou em equipa, com partida e chegada em Belém, no fim ainda terás direito a um manjerico.
Dia 12 de junho
Desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade a partir das 21h
Este ano, as Marchas Populares são inspiradas no Parque Mayer, com o tema da Grande Marcha. Podes conhecer o alinhamento das marchas na avenida.
Casamentos de Santo António, nos Paços do Concelho e na Sé de Lisboa, às 11h30
A primeira edição dos Casamentos de Santo António, aconteceu em 1958, na Igreja de Santo António, onde juntou 26 casais. Este ano, podes ser a testemunha de 1
Partilhar nas redes sociais