Em 2023 a Carris vai receber mais 15 elétricos articulados, para juntar aos 10 que existem hoje. Os novos veículos vão permitir a expansão da carreira do elétrico 15. Em estudo, está a implementação de “novas linhas”.
Vai haver mais 15 novos elétricos articulados, cuja compra por 43,4 milhões de euros foi
anunciada em abril do ano passado. O primeiro chega a Lisboa no segundo trimestre de 2023. Ao longo dos nove meses que se seguirão, o número de elétricos articulados da cidade vai mais do que duplicar, passando dos atuais 10 para 25.
Com este investimento, outros terão de associar-se. É a própria Carris que o diz. A estação de Santo Amaro, em Alcântara, onde se situa o parque e as oficinas da frota de 55 elétricos da cidade, “será sujeita a uma grande intervenção, de modo a assegurar o parqueamento e a melhoria das condições de manutenção dos novos elétricos”.A chegada dos novos elétricos à
carreira 15E, ribeirinha, a única a circular em Lisboa com elétricos articulados, deverá aumentar a frequência de circulação, mas servirá também para acompanhar a prevista expansão desta linha.
Atualmente a circular entre Algés e a Praça da Figueira, na baixa lisboeta, a extensão da linha do 15E deverá aumentar significativamente. Segundo a Carris, “prevê-se a expansão da linha de elétricos articulados a ocidente, ao Jamor, e a oriente, a Santa Apolónia – e posteriormente ao Parque das Nações”.
No primeiro semestre deste ano, só na carreira 15E a Carris transportou 2,18 milhões de passageiros.
A recente aposta na rede de elétricos por parte da Carris vem contrariar o desinvestimento verificado desde 1960. Atualmente a rede de Lisboa tem 31 quilómetros e seis carreiras ativas, mas
chegou a ter cerca de 75 quilómetros de carril, 450 veículos e 30 carreiras.
“A Carris está a trabalhar com a Câmara Municipal de Lisboa, sua autoridade de transportes, no sentido de implementar novas linhas de metro ligeiro” – é a própria empresa municipal de transportes públicos a afirmar que está em cima da mesa a criação de novas linhas de elétrico pela cidade.