2026/01/29
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou na quarta-feira, 28 de janeiro, por unanimidade, o reconhecimento e distinção de oito lojas que constituem uma referência viva na atividade económica, cultural ou social local da cidade.
Foxtrot - Travessa de Santa Teresa, 28; La Campania - Rua Artilharia 1, 30; Torcaz Wine & Country - Largo Frei Heitor Pinto; Solas & Cabedais - Estrada de Benfica, 726 A/B; Mister Man - Rua de São Nicolau, 1; Cervejaria Trindade - Rua Nova da Trindade, 20 C; Tatu - Campo Grande, 80; Atelier Leitão & Irmão - Travessa da Espera, 8, são as mais recentes lojas distinguidas pelo programa, após um processo que incluiu a audição das Juntas de Freguesia.
O programa municipal “Lojas com História” visa a proteção e revitalização do comércio tradicional e local, através de apoio aos estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local.
A CML vai avançar com a inspeção dos 66 mil candeeiros instalados no espaço público da cidade. A decisão foi anunciada na reunião pública de hoje.
A inspeção deverá ter início em abril, num processo que divide a cidade em quatro zonas, com prioridade aos cerca de 20 mil mais antigos, com mais de 30 anos. Sobre os candeeiros não aprovados na inspeção – realizada por entidade externas e independentes – a autarquia explica que há “uma obrigação de reporte imediato para serem intervencionados de imediato”.
Na reunião, foi aprovada a atribuição de apoio financeiro (230 mil euros) à FEM - Feministas em Movimento, para a garantir o funcionamento da Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e de Género no Concelho de Lisboa.
Por unanimidade, foi ainda aprovado apoiar a continuidade do Projeto “Street Vet - Vet na Rua”, através de apoio financeiro à “Animalife - Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental”.
Fonte/Foto: CM Lisboa