Apesar de o Governo ter anunciado que as festas de Passagem de Ano se podiam realizar, a DGS acabou por dar parecer negativo a muitas delas.
Ao que parece, muitas das garrafas de champanhe que seriam abertas hoje à meia noite, vão ficar fechadas.
É que a Direção-Geral da Saúde resolveu, em virtude do aumento do número de infeções por Covid-19, desautorizar as festas de Passagem de Ano que previamente tinham recebido parecer positivo. Vamos por parte!
No passado dia 21 de dezembro, no anúncio das novas medidas para depois do Natal, o primeiro-ministro António Costa confirmou que as festas de Passagem de Ano podem realizar-se uma vez que estão envolvidos contratos que prejudicariam os seus organizadores caso não fosse permitida a sua realização.
Bem, ao que parece, a Direção-Geral da Saúde, tem outro entendimento em relação a esta afirmação e resolveu dar parecer negativo a muitas destas festas, depois de as ter colocado na lista verde de autorizações.
Dar o dito por não dito
É verdade. Aconteceu. O que num dia é permitido, no outro deixa de ser.
Ao que sabemos, junto de alguns dos organizadores de algumas destas festas de fim de ano,é que estes receberam parecer positivo por parte das autoridades sanitárias, nomeadamente da Direção-Geral da Saúde, para, a poucos dias destes importantes eventos, lhes ser negada a concretização destas festas.Classificadas como eventos culturais, os eventos de Passagem de Ano podem realizar-se, desde que não sejam em bares e em discotecas. É isto que está definido no último comunicado das novas medidas de restrições até 9 de janeiro de 2022, o chamado período de contenção.
As festas de Passagem de Ano não foram proibidas! E festas como as que estavam programadas acontecer no Pavilhão Carlos Lopes, no LAV – Lisboa ao Vivo, na FIL, no Coliseu dos Recreios e até na Alfândega do Porto receberam, nos últimos dias, parecer negativo por parte da DGS.
A emissão deste parecer não impede às organizações destes eventos a realização dos mesmos, mas a verdade é que condiciona bastante o sucesso que estas festas poderiam ter.
Partilhar nas redes sociais
Últimas Notícias
Lisboa recebe 65ª edição da Continental Grande Prémio de Natal
9/12/2024
Projeto de reciclagem de plásticos apresentado pelo FabLab
6/12/2024
Policiamento Comunitário é “um símbolo da ordem social e da união” na cidade
6/12/2024
UM PAÍS ‘NATALÍCIO’ PARA DESCOBRIR
5/12/2024
PJ detém presumível autor de crimes de roubo com recurso a arma de fogo
5/12/2024
ApexBrasil vai instalar nova sede na cidade em edifício cedido pelo Município
5/12/2024
Lumiar recebe fórum sobre "Discriminação, Racismo e Xenofobia” e “Emprego”
4/12/2024
Mulher detida por imigração ilegal na freguesia de Marvila