Em
Região de Lisboa

2025/03/11

Designer Dino Alves celebra a CAPITAL criativa na ModaLisboa

LISBOA

Presença habitual desde 1997 na ModaLisboa, o designer Dino Alves continua a afirmar-se como uma referência incontornável da moda nacional. Embora não tenha nascido em Lisboa, considera-se um verdadeiro "alfacinha". Vive em Lisboa desde 1991 e estabeleceu uma profunda ligação emocional e profissional com a cidade.
Questionado sobre o tema desta edição da ModaLisboa – Capital – Dino Alves destaca a dimensão humana e criativa da cidade: "Lisboa tem a dimensão humana ideal. Não é uma cidade pequena que se esgote rapidamente, mas também não é enorme. Consegue-se conhecer bem, o que é essencial para o meu trabalho criativo."
"Adoro Lisboa, honestamente. Vim para cá porque percebi que aquilo que queria fazer passava por aqui", conta Dino Alves, natural de Anadia, que inicialmente estudou Pintura na Escola Superior Artística do Porto. A moda acabou por ser o seu destino, ainda que nos primeiros tempos tenha resistido, ao sonhar ser artista plástico ou cenógrafo. Hoje considera que a moda é uma plena expressão artística, ao reconhecer a evolução que a colocou no centro das atenções criativas.
Desde 2022, Dino Alves é responsável pelos figurinos da Marcha da Bica nas Marchas Populares de Lisboa, um desafio que o entusiasma de forma particular. “Algumas pessoas veem a arte popular como uma arte menor, mas eu vejo precisamente o contrário. Aceitei logo o desafio, porque há uma oportunidade de levar algo popular para um nível artístico superior, mantendo sempre a autenticidade.”
A ligação à comunidade local reforçou-se ainda mais com este projeto: "Sempre vivi na zona da Baixa de Lisboa e tenho aqui o meu atelier. Existe aqui um forte sentido de comunidade, partilhamos coisas, apoiamo-nos uns aos outros. O meu bairro é uma aldeia no meio da cidade."
Ao longo de mais de duas décadas, Dino Alves viu a moda lisboeta evoluir de forma significativa. Para o designer, durante os dias da ModaLisboa "a cidade vive uma energia especial e envolve, não só quem participa diretamente nos desfiles, mas também quem passa e sente a moda nas ruas. É isso que torna Lisboa uma verdadeira capital criativa, cultural e social."
Dino Alves encerrou este ano os desfiles da ModaLisboa, num desfile inovador que aproximou o público dos bastidores, celebrando pessoas autênticas e singulares. 
Organizada pela Associação ModaLisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a 64ª edição do evento decorreu entre 6 e 9 de março em locais emblemáticos como o Pátio da Galé, o CAM Gulbenkian e o MUDE – Museu do Design e da Moda, reunindo criadores, profissionais, entusiastas e o público geral em torno da moda. Com um destaque habitual para o concurso Sangue Novo, com as cinco coleções de jovens designers, a revelar os novos talentos que promovem ideias para o panorama da moda.
Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, marcou presença no evento e destacou o facto de nesta edição da ModaLisboa, se celebrar uma Lisboa que se assume como epicentro deste movimento, reafirmando o seu lugar na vanguarda da criatividade europeia e global.”

 

Fonte: CM Lisboa
Foto: Moda Lisboa
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Radares da PSP | Lisboa | dezembro 2025
3/12/2025
Autarquia de Lisboa apresenta proposta de Orçamento para 2026
3/12/2025
Festas de Natal na cidade decorrem de 5 a 19 de dezembro
2/12/2025
Vitória na Tapadinha leva o Belenenses a cimentar a liderança da tabela
2/12/2025
Praça dos Restauradores evocaram a Restauração da Independência
2/12/2025
Homem detido pela prática de quatro crimes de furto qualificado em Santa Maria Maior
28/11/2025
Câmara de Lisboa aprova novo regulamente de Alojamento Local
28/11/2025
Parque Eduardo VII transforma-se num verdadeiro conto de Natal
27/11/2025