Maria Inês Costa, fisioterapeuta na ULS São José-Hospital Curry Cabral, integrou a equipa clínica do Comité Paralímpico de Portugal que participou no European Para Youth Games (EPYG) – uma competição bienal internacional que reúne jovens atletas com deficiência – entre os dias 21 e 28 de julho, em Istambul, na Turquia.
A profissional prestou apoio direto à comitiva nacional, composta por 27 jovens atletas que competiram nas modalidades de boccia, ténis de mesa, atletismo e basquetebol em cadeira de rodas.
Durante o evento, promovido pelo Comité Paralímpico Europeu, a fisioterapeuta foi responsável por garantir a recuperação física, a prevenção de lesões e o apoio funcional aos atletas, contribuindo para que estivessem nas melhores condições para representar Portugal ao mais alto nível.
O evento teve como principal objetivo promover a prática desportiva inclusiva, incentivando o desenvolvimento pessoal, social e competitivo de atletas com idades entre os 13 e os 23 anos, provenientes de toda a Europa.
Esta competição assume um papel fundamental na preparação para o desporto de alto rendimento, estimulando valores como a superação, igualdade de oportunidades e espírito de equipa.
A delegação portuguesa conquistou um total de 11 medalhas: 6 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.
Fonte/Foto: ULS São José