Dar a conhecer o desenvolvimento do programa municipal “Lojas com História” e definir os próximos passos, foi o objetivo do encontro realizado a 22 de março, nos Paços do Concelho, entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e representantes das lojas distinguidas.
O aumento das rendas, a deficiente divulgação do programa, a recolha de resíduos sólidos e falta de limpeza e segurança, os vendedores ambulantes sem licença, a par do grande número de lojas de souvenirs, foram algumas das preocupações manifestadas pelos participantes do encontro.
A alteração da lei, de forma a tornar definitiva a distinção, atualmente tem validade mínima de quatro anos, foi outra das medidas defendida pelos comerciantes.
O comércio de proximidade "ocupa um lugar muito importante na estratégia da Economia e proximidade do município”, salientou Diogo Moura, vereador da Economia e Inovação, durante um debate aberto, com partilha de ideias destinadas a reforçar a importância do comércio tradicional.
Desde 2015, ano da criação do projeto “Lojas com História”, foram distinguidas pelo município 199 lojas.