O Município de Lisboa, através da Casa dos Animais de Lisboa, está na rua com o Programa CED – Captura, Esterilização e Devolução, numa parceria com associações de proteção animal e cuidadores formais.
Um projeto que já permitiu identificar 1772 colónias na cidade e esterilizar e devolver 15.258 gatos às comunidades.
Entre janeiro de 2024 e julho de 2025, a CAL registou uma média mensal de 63 colónias intervencionadas, 2154 esterilizações e 3728 tratamentos médicos a gatos doentes, além do apoio contínuo às cuidadoras.
Um trabalho diário que combate a reprodução descontrolada e promove o bem-estar animal, a saúde pública e o equilíbrio urbano.
Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) é um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas errantes. O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador. Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias que ainda estejam em idade de socialização são retirados das colónias e encaminhados para adoção.
Fonte/Foto: CM Lisboa | Animais de Rua