Em
Região de Lisboa

2025/03/10

Belenenses triunfa na deslocação a Fafe

Desporto

O Belenenses conseguiu, com um golo solitário de Nuno Tomás, triunfar na deslocação a Fafe, para a 5.ª jornada da fase de Apuramento do Campeão da Liga 3 Placard, ultrapassando os adversários na classificação e igualando os 8 pontos do Sporting B, que segue na 2.ª posição.
O golo decisivo surgiu aos 71’, na sequência de um pontapé de canto aliviado com um cabeceamento curto. Afonso Pinto, também de cabeça, aproveitou para recolocar a bola na direção da baliza e Nuno Tomás apareceu a desferir um remate fortíssimo, com o pé direito, fora do alcance de Carlos Alves. 
Foi um golpe irrecuperável para o ânimo do Fafe, que não mais voltou a incomodar David Grilo até final, se bem que Reoto Kodama, acabado de entrar, tenha rematado em arco a rasar o poste (82’), já na fase de menor acerto dos fafenses. 
No início da 2.ª parte, o Fafe podia ter sido o primeiro a marcar (49’), quando David Grilo esticou o pé para se opor a um remate de Pedro Matos junto ao poste e, na recarga, Tiago Leite não conseguiu evitar o guarda-redes belenense, ainda no chão. Ou no remate, de longe mas intencional, de João Vigário (56’), desviado para canto por David Grilo.
A equipa da casa tinha tido mais bola na primeira parte e criara três situações de maior perigo: um remate de Filipe Cardoso desviado de cabeça por Tiago Leite (26’); outro disparo de Edson Farias, primeira recarga de Pedro Matos defendida por David Grilo e uma segunda de Tiago Leite (29’), com o VAR a descartar a reclamada grande penalidade; e, ainda, um bom cabeceamento de Pedro Matos (35’) a falhar por pouco o alvo.
M as já tinha sido o Belenenses quem tinha estado mais perto de marcar antes do intervalo, também por três vezes, mas no mesmo lance (37’). Triana rematou à entrada da área, Carlos Alves defendeu mesmo junto ao poste, Tavares recargou para nova defesa, por instinto, e o colombiano dos azuis desperdiçou a sua segunda oportunidade, atirando para fora.
Nos dois encontros oficiais anteriores, quando ambos militavam da I Divisão (1988/89), Fafe e Belenenses empataram (1-1), pelo que os azuis são os primeiros a vencer os duelo, no dia em que o Fafe não contou com o treinador João Nuno, por castigo. 
FICHA DE JOGO
FAFE 0-1 BELENENSES (0-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard
5.ª jornada da fase de Apuramento do Campeão
Estádio Municipal de Fafe
Árbitro: João Pinho
Árbitros Assistentes: Carlos Andrade e Ricardo Carvalho
Quarto árbitro: Daniel Pinto
VAR: Rui Oliveira; AVAR: David Soares
FAFE: Carlos Alves; Leandro Teixeira, Tiago Leite, Vasco Braga, Pedro Matos (Bruninho, 81’), Edson Farias (Picas, 62’), João Vigário, Miguel Pereira (Reoto Kodama, 81’), João Batista, Filipe Cardoso (cap) (Lucas Vital, 88’) e João Oliveira (Rúben Gonçalves, 62’).
Suplentes não utilizados: Francisco Enes, Bruno Sousa, Nandinho e Bruno Morais.
Treinador: Jorge Pinto
Disciplina: amarelo a Filipe Cardoso (53’) e João Vigário (62’).
BELENENSES: David Grilo; Nuno Tomás, Brasido, Rodrigo (Barbosa, 90’+4), Cuca (cap), Tavares (Danny, 60’), Triana (Ekanga, 62’), Diogo Paulo (Romário, 82’), Morgado, Evandro (Gonçalo Maria, 90’+4) e Afonso Pinto.
Suplentes não utilizados: Tiago Neto, Gabi, Varela e Leitão.
Treinador: Mauro Afonso
Disciplina: amarelo a Rodrigo (60’) e Ekanga (75’).
Golo: 0-1, Nuno Tomás (71’)
Homem do Jogo: Nuno Tomás (Belenenses)
Nuno Tomás afinado
Num jogo de bastante exigência para os centrais azuis, Nuno Tomás esteve quase sempre melhor nas alturas quando estava a defender e ainda teve arte para decidir o jogo (71’), com um remate de primeira, muito forte e colocado, com o pé direito, aparecendo nas costas da defesa contrária para aproveitar um cabeceamento de insistência de Afonso Pinto, após um corte demasiado curto ao cruzamento vindo de um pontapé de canto.


Fonte/Foto: FPF
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Recolha de Resíduos interrompidos no Dia do Trabalhador
30/04/2025
Autarca de Lisboa faz balanço das últimas horas após apagão
30/04/2025
RESISTIR À AMÉRICA DE TRUMP
29/04/2025
Iluminação pública restabelecida na cidade de Lisboa
29/04/2025
Carlos Paredes homenageado no centenário do seu nascimento
29/04/2025
"Celeste dos Cravos" imortalizada na Rua do Carmo
28/04/2025
Festival Jardins Abertos volta a dar melodia aos jardins de Lisboa
28/04/2025
Policiais fiscalizam estabelecimentos na Freguesia de Marvila
24/04/2025