Mais árvores e espaços verdes, ciclovia mais segura, maior fluidez na circulação automóvel e mais espaço pedonal. Assim vai ser a nova Av. Almirante Reis. O projeto foi hoje apresentado e resulta do processo de auscultação pública "mais participado de sempre", com 2 500 contribuições.
“Vamos mudar completamente, é uma nova Almirante Reis, é um investimento de mais de 20 milhões de euros”, afirmou Carlos Moedas, na apresentação do Projeto Integrado de Requalificação do Eixo da Almirante Reis.
A intervenção – em dois troços: do Martim Moniz à Praça do Chile, e depois da Praça do Chile até ao Areeiro –, vai criar “uma estrutura verde contínua, integrar os vários modos de transporte viário e garantir a segurança e o conforto na circulação a pé e de bicicleta”.
A Almirante Reis “é uma avenida estrutural para a mobilidade da nossa cidade”, sublinhou Carlos Moedas, salientando que o projeto apresentado “é o resultado desse processo, que foi o mais participado de sempre”. E foi isso “que nós fizemos, foi ouvir as pessoas, para depois poder decidir”.
Os contributos, acrescentou, “dizem algo muito simples: mais árvores, mais espaço verde, uma ciclovia mais segura, maior fluidez na circulação dos automóveis e mais espaço pedonal”.
Conheça os objetivos definidos no diagnóstico e na participação pública
Diminuição de estacionamento à superfície; remoção do separador central; deslocação da linha do elétrico e deslocação de acesso ao Metro na zona norte, são as condições do projeto para conjugar todos os objetivos definidos no diagnóstico e no processo de participação pública:
Ambiente
melhoria da qualidade do ar e diminuição do ruído viário
criação de estrutura verde contínua (do Martim Moniz ao Parque da Montanha)
redução da ilha de calor / aumento de sombra nos passeios
aumento da área de infiltração e de retenção pluvial
criação de áreas de estadia e encontro
melhoria do desempenho da higiene urbana
Acessibilidade Pedonal
atravessamentos pedonais mais seguros
canal pedonal livre de obstáculos
passadeiras com acessibilidade universal
Mobilidade e Segurança
garantia do desempenho rodoviário da cidade
aumento da segurança pedonal, ciclável e viária
pista ciclável segura e acessível às zonas laterais
canal ascendente dedicado a transporte público
garantia de acesso de viaturas de emergência
Fonte/Foto: CM Lisboa