Em
Região de Lisboa

2025/04/17

Autarca reúne com munícipes para “ouvir as preocupações” e dar “respostas imediatas"

FREGUESIAS

O Pavilhão do Conhecimento recebeu na quarta-feira, 16 de abril, a reunião pública descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa (CML), para “ouvir as preocupações” e dar “respostas imediatas" aos munícipes das duas freguesias.
Para impedir o estacionamento irregular frente à entrada de um prédio da avenida Cidade de Luanda, a sinalização horizontal foi já renovada, algo que é insuficiente, na opinião de um morador. A Câmara, afirmou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, vai avançar com a colocação de pilaretes.
Na freguesia vizinha do Parque das Nações, o estacionamento na zona sul torna-se caótico ao fim-de-semana, afirmou também um residente. A situação está já identificada e deverá passar pelo reforço da fiscalização da EMEL, informou Anacoreta Correia, vereador da Mobilidade.
A futura creche Almada Negreiros pode dificultar o trânsito e estacionamento no impasse da rua Almada Negreiros, alertou, por seu lado, uma moradora. O projeto do espaço público para a envolvente de creche, informou Joana Almeida, vereadora do Urbanismo, vai "valorizar o espaço público, e encontrar zonas alternativas por trás do mercado” para a largada das crianças. “O projeto vai entrar em obra em maio”, e vai “no sentido de proteger esse beco para os residentes”, assegurou Joana Almeida.
Sobre a rampa do rio Trancão, alvo de uma “operação de limpeza musculada” recente, por parte da Junta de Freguesia do Parque das Nações, Rua Cordeiro, vereador da Estrutura Verde, deu conta de um projeto para o local, que fará a ligação do Parque Tejo Trancão ao atual Parque Tejo, permitindo a construção de várias unidades desportivas para potenciar o parque. A intenção, acrescentou, é “reparar a rampa de acesso para que o rio possa ser usado para diversas modalidades”.
A população de pombos, assinalou uma munícipe, é “excessiva” no Parque das Nações, e pode levantar questões relacionadas com a saúde pública. Em resposta, Rui Cordeiro salientou as ações de sensibilização em curso para os munícipes e para os proprietários de restaurantes, para não deixar o lixo no chão junto às esplanadas. Paralelamente, acrescentou, o município tem pombais contracetivos na cidade, para “evitar que a população pombos se espalhe”.
Na rua da Gaivotas em Terra, onde a velocidade é por vezes “excessiva”, serão introduzidas “medidas de acalmia fortes”, informou a CML, garantindo que “não vai ser encerrada à circulação”. O troço da rua, entre a rua dos Sinais de Fogo e a Alameda dos Oceanos, que corresponde à frente da escola básica Parque das Nações, “será todo sobrelevado, potenciando a acalmia”, informou Carlos Moedas.
A autarquia, acrescentou Joana Almeida, “tem hoje um projeto de espaço público que desenvolve toda uma arborização ao longo da rua”.  O projeto está “fechado já com a junta de freguesia e agora é executado”, afirmou.
A reunião terminou com as intervenções dos autarcas Rute Lima, dos Olivais, e Carlos Ardisson, do Parque das Nações, e dos vereadores das forças politicas representadas no executivo municipal.
Aos munícipes presentes, a câmara reiterou a disponibilidade para acompanhar a resolução dos problemas identificados, centrados na insegurança, iluminação, limpeza de espaços verdes.

 

Fonte/Foto: CM Lisboa
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Autarca reúne com munícipes para “ouvir as preocupações” e dar “respostas imediatas"
17/04/2025
Visita guiada à calçada da Praça do Império decorre no mês de maio
17/04/2025
São Domingos de Benfica com 27 fogos de Renda Acessível
16/04/2025
Indivíduo detido por 15 furtos cometidos na cidade
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Aprovada construção de 18 habitações no Lumiar sem fins lucrativos
15/04/2025
Casamentos Santo António 2025 com noivos de diferentes nacionalidades
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025