A associação comunitária “Amigos da Luz”, com projetos em curso dirigidos a crianças e jovens, vai ocupar um espaço não habitacional cedido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML).
De acordo com a proposta subscrita pela vereadora Filipa Roseta, aprovada a 31 de julho, em reunião de câmara, esta entidade, “com fins não lucrativos, com atribuições no domínio da intervenção e cidadania”, irá beneficiar de um desconto de 95% ao valor mensal a pagar pela “ocupação deste espaço municipal em edifício do património municipal”.
Com “mais de 200 associados inscritos”, a associação de Carnide “Amigos da Luz”, pretende alargar as atuais instalações no Bairro Padre Cruz, para “abranger mais crianças e jovens no acompanhamento escolar, combatendo o insucesso escolar e a taxa de absentismo”.
Do seu projeto desportivo faz parte a academia de Futsal, com sete escalões e 100 atletas federados nos campeonatos da Associação Futebol de Lisboa. Desenvolvem ainda diversas atividades, como o zumba, caminhadas, e integram o Grupo de Segurança e o Grupo Comunitário do Bairro Padre Cruz.
No âmbito da estratégia municipal de Desenvolvimento Local, Lisboa aprovou recentemente o projeto de “Regulamento de Atribuição e Gestão de Espaços Não Habitacionais em Bairros Municipais de Lisboa”. A proposta, aprovada a 19 de julho, visa maior celeridade, simplificação e agilidade, dos concursos e das atribuições dos mais de mil espaços não habitacionais do município.