A futura linha de elétrico 16E deverá ligar o Terreiro do Paço ao Parque das Nações, com 12 km e 18 estações, numa linha dedicada com "condições similares a um metro de superfície".
A contratação do projeto está prevista para este ano, e o início da execução em 2026. Para 2027, está planeado o início da obra, com o início da operação reservado para 2028, revelou Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com o pelouro da Mobilidade, na apresentação do projeto.
O 16 E foi apresentado hoje no Parque das Nações, com a presença dos presidentes de Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e de Loures, Ricardo Leão.
De acordo com o projeto, está também prevista a interligação com as linhas vermelha, azul e verde do Metropolitano, e a linha de comboios do Norte e Intercidades. Projetado para “facilitar o acesso a escolas, serviços e locais de trabalho”, o 16E atravessará as freguesias de: Beato, Marvila, Parque das Nações, Penha de França, Santa Maria Maior e São Vicente, em “22 minutos”, com “uma frequência máxima de até 10 minutos”.
A operação do Elétrico 16E, com início previsto para 2028, deverá transportar “entre 7,6 a 8,1 milhões de passageiros por ano”.
Fonte/Foto: CM Lisboa