2024/05/17
A Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço, procedeu à apreensão de 2 808,34 euros a um homem, por atividade comercial não autorizada pelas entidades competentes, no Aeroporto de Lisboa.
O fenómeno da angariação ilegal para serviços de transporte de passageiros verifica-se um pouco por todos os aeroportos europeus e consiste numa prática de abordagem de potenciais clientes que são aliciados com a prática de preços mais baixos.
Os suspeitos dizem-se profissionais legalmente habilitados para realizarem esse transporte, quer dentro da plataforma TVDE quer serviço TÁXI, ludibriando os passageiros que interpelam e levando-os a acreditar que estão devidamente credenciados para o efeito, cobrando a estes valores que não estão estipulados em nenhum diploma legal. Em algumas situações, no destino, são confrontados com valores completamente diferentes dos acordados sendo vítimas de burla ou de extorsão, práticas que constituem crime.
Nesta situação em particular, os quatro passageiros abordados não desejaram formalizar queixa crime, ainda que o processo siga os seus termos.